Tabela de conteúdos

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS IV: LITORAL NORTE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


PLANO DE CURSO

DISCIPLINA

EMENTA

Cálculo proposicional. Lógica sentencial e de primeira ordem. Sistemas dedutivos naturais e axiomáticos. Completude, consistência e coerência. Formalização de problemas. Formalização de programas e sistemas de computação simples.

OBJETIVO GERAL

Apresentar a Lógica Matemática e sua estreita correlação com as disciplinas de Computação; compreender o funcionamento dos mecanismos lógicos de representação e de análise, como o cálculo proposicional, destacando os conceitos de argumento, semântica e sintática. Aprender os fundamentos e aplicações das regras dedutivas e principalmente, aprender a lógica de primeira ordem. Apresentar finalmente, os principais teoremas e axiomas que originaram a programação em Lógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final da disciplina, os alunos deverão ter condições de:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Assunto Horas
1 Introdução
1.1 Lógica: Origens e Relação com a Computação
1.2 Revisão sobre Teoria de Conjuntos
12
2 Lógica Proposicional
2.1 Introdução
2.2 Operações Lógicas sobre Proposições
2.3 Construção de Tabelas-verdade
2.4 Tautologias, Contradições e Contingências
2.5 Implicação e Equivalência
2.6 Álgebra das Proposições
2.7 Método Dedutivo
2.8 Argumentos e Regras de Inferência
24
3 Lógica de Predicados
3.1 A Sintaxe da Lógica de 1a Ordem
3.2 Linguagem da Lógica de 1a Ordem
3.3 Formas de Argumento e Formalização
3.4 Regras de Inferência e Prova de Teorema
3.5 A Semântica da Lógica de 1a Ordem
3.6 Semântica dos Operadores e Interpretação
3.7 Satisfatibilidade, Validade e Consequência Lógica
3.8 Teoria da 1a Ordem
3.9 Sistema Formal: Completude e Coerência
3.10 Formas Normais (Prenex e Scolem)
24
Total de Horas 60

METODOLOGIA

Aulas expositivas utilizando os recursos didáticos; aulas práticas ou de exercícios; trabalhos individuais ou em grupo.

RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro branco e pincel atômico. Retroprojetor e transparências. Livros e apostilas. Microcomputador e softwares específicos.

MODOS E MEIOS DE AVALIAÇÃO

A freqüência, a participação nas discussões, a iniciativa e a organização serão avaliadas subjetivamente. A absorção do conteúdo será avaliada por meio de três avaliações escritas e/ou trabalhos individuais/em grupo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS