Licenciatura em Matemática

Identificação: Curso de Graduação em Matemática
Modalidade: Licenciatura
Turno: Noturno
Regime Acadêmico: Créditos

Duração do Curso:

  • Mínimo: 10 (dez) períodos letivos
  • Máximo: 14 (catorze) períodos letivos

Limite de Créditos por Período Letivo:

  • Máximo: 24 (vinte e quatro) créditos
  • Mínimo: 16 (dezesseis) créditos

Carga Horária Total:

  • 2.805 horas (187 créditos)

Coordenador(a): Agnes Liliane Lima Soares
Secretário(a): Ricardo Serrano
E-mail: cmatematica@ccae.ufpb.br

O Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV (Litoral Norte) da Universidade Federal da Paraíba teve inicio no segundo período do Ano Letivo 2006, no município de Rio Tinto, tendo em vista a necessidade de formação de professores para a educação básica.

Nessa perspectiva, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) foi elaborado, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática e para a Formação do Professor para a Educação Básica, assim como as normas da Instituição que norteiam a prática educativa, considerando o seu compromisso social, ético e político.

Objetivos do curso

O Curso de Licenciatura em Matemática garante uma sólida formação em conteúdos matemáticos, formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor e em conteúdos de áreas afins, necessárias ao exercício do magistério, que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino em sua região, tornando os alunos capazes de experimentar propostas interdisciplinares.

Assim, o docente matemático deve ser capaz de tomar decisões, refletir sobre sua prática e ser criativo na ação pedagógica, a partir da realidade em que se encontra inserido. Mais do que isso, ele deve avançar para uma visão de que a ação prática é geradora de conhecimentos.

Campo de atuação profissional

O licenciado em Matemática estará qualificado para o trabalho em instituições educativas, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional.

As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável. Portanto, o curso oferece bastante flexibilidade tanto para aquele que pretende se dedicar ao ensino da Matemática, como objetivo primordial do curso, como para aquele que deseja continuar seus estudos numa pós-graduação.

Informações Importantes

Neste espaço você encontrará informações importantes sobre o curso e informações de interesse do aluno. Por exemplo, aqui estão o Plano Pedagógico do Curso (o PPP), a matriz curricular, as diversas regulamentações e um manual (muito instrutivo!) do aluno.

Normas para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

 
matematica/inicio.txt · Última modificação: 2011/04/07 17:39 por José Laudelino de Menezes Neto · [Revisões anteriores]
Recent changes RSS feed Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki